sexta-feira, 18 de maio de 2012

TOP 5 - Filmes de Aventura Medievais

Atendendo ao pedido do amigo @brunovox23, vou postar dicas de filmes aqui. Para começar, meu TOP 5 filmes de Aventura Medieval.

1. Braveheart (Coração Valente)
Épico de 1995, dirigido e estrelado por Mel Gibson e ganhador de 5 Oscars. Situado no final do século XIII, o filme conta a história (ainda que deturpada) do herói escocês Willian Wallace e sua luta pela independência da Escócia. Cenas de batalhas sensacionais e personagens marcantes como Campbel (James Cosmo), o velho indestrutível, o odioso Rei Edward I, Longshanks (Patrick McGoohan), Stephen (David O'Hara), o irlandês maluco que fala com Deus e Hamish (Brendan Gleeson), leal companheiro do herói. Destaque para o discurso de Willian Wallace para motivar as tropas prestes à desistirem de uma batalha contra o exército inglês.



2. Ironclad (Sangue e Honra)
Produção inglesa de 2011, tem como principal atrativo as cenas brutais e realistas. O filme se desenvolve durante a Guerra dos Barões na Inglaterra e conta a história do cerco ao Castelo de Rochester, onde Cavaleiros Templários estão refugiados e não pretendem se render. O ator principal desse filme é James Purefoy, veterano de outros filmes (não tão bons) do gênero, como Coração de Cavaleiro, O Cavaleiro e o Dragão e Solomon Kane.



3. Arn, The Knight Templar (Arn, o Cavaleiro Templário)
Não li o livro (de Jan Guillou), mas quem leu diz que o filme não chega aos pés. De todo modo, Arn é um filme interessante. Conta a história de um jovem nobre suéco que se torna cavaleiro templário que vai à guerra nas cruzadas e, tempos depois, volta para sua terra para resgatar sua paixão e lutar pela liberdade do país. Interessante que é uma produção conjunta entre os países escandinavos, Finlândia, Alemanha e Reino Unido. Arn tem um segundo filme que se chama Arn - The Kingdom at Road's End.



4. 13th Warrior (13º Guerreiro)
Tudo bem, um monte de gente vai me crucificar por causa desse filme, mas acho ele bem divertido, além de a caracterização ser excelente. Acho até que o Antonio Bandeiras no papel principal não compromete. Não obstante, acredito que eu esteja sozinho nessa, haja visto que o filme foi um fracasso de bilheteria. O filme reconta, de maneira fantasiosa (inclusive misturando ingredientes de Beowulf), os relatos de Ibn Fadlan, que tomou contato com os vikings que dominaram a região do Volga e do Dnieper nos anos 800.



5. Robin Hood
Estamos falando do Robin Hood de Ridley Scott, com o gladiador Russell Crowe e a rainha elfica Cate Blanchett. Uma história diferente sobre o mítico fora-da-lei britânico. Mais fiel à história (por exemplo, o Rei Ricardo Coração de Leão não volta à Inglaterra, pois morre em batalha), mais bem produzido e com mais ritmo. Entretanto, o filme não é uma, nem de longe, algo de se "explodir a cabeça". Tem muito romance, não chega a empolgar e, para ser sincero, entra aqui mais por falta de opção, do que por mérito. Incrível como a maioria dos filmes que retrata a Idade Média é mal executado.



Em breve (ou não) essa lista terá mudanças. Isso porque a produtora inglesa Independent está finalizando um projeto para rodar Azincourt, um filme baseado no livro de Bernard Cornwell que conta a história da batalha de mesmo nome. Esse filme promete entrar para a lista para tirar Robin Hood.

Próximo post: TOP 5 Promessas de Aventuras Medievais que não decolaram.
Tag: Medieval, Aventura, Filme, Épico, Espada, Guerra, Movie.

16 comentários:

Bruno Vox disse...

Tenho que ver então Arn e Robin Hood e rever 13º Guerreiro. Recentemente revi Coração Valente e vi o Ironclad que vc tinha me indicado.

The Gunslinger disse...

13th Warrior e Braveheart são muito bons!

Ironclad eu não conheço, mas procurarei assistir.

Arn achei bem fraquinho. Mas pelo contexto escandinavo, é interessante mesmo.

Hsp56 disse...

Arn é tão tosco que só perde p/ as produção genéricas de Hércules.

Hsp56 disse...

Arn é muito tosco, só perde para as produções genéricas do Hércules.

Vinicius disse...

Essa lista podia se chamar "Os 5 melhores filmes com espadas cravadas no chão em seu pôster", e aí Robin Hood também poderia entrar por falta de opção... :-)

Flaguiar disse...

Eu achei o Cruzada (Kingdom of Heaven) do Ridle Scott muito bom...Apesar de não retratar a Europa e também não fielmente a história, mostra bem a guerra por Jerusalem e a conquista de Saladino.

Legal a lista! Vou ver alguns que não vi ainda.

Abs

Vinicius Fagundes disse...

A lista está boa, e eu sinceramente gostei de Robin Hood, principalmente por todo o contexto histórico em que a trama se envolve, e os personagens coadjuvantes são bons. Resta esperar pra ver como vai ser a continuação.

Carlos Eduardo disse...

Gostei da iniciativa, Tucano. Irei esperar ansiosamente pelas próximas listas.

@neobat29 disse...

Cara ceis tão falando bem de Robin Hood e Kingdom of Heaven? Sério mesmo?

Sinceramente, eles são bem executados, mas isso é o mínimo que se deve esperar de uma super produção.

Confesso que vendo os trailers de Kingdom of Heaven eu achei foda pra caralho as batalhas, e de fato são boas; mas ele e Robin Hood tem um problema inaceitável.

PENSAMENTO ANACRÔNICO! Puta que pariu cara, os protagonistas tem valores do homem moderno... Então para com essa história de que são historicamente mais fiéis, porque NÃO SÃO. Os 'mocinhos' agem como o homem moderno agiria; com os nossos valores de igualdade, liberdade e fraternidade, que estão no alicerce das nossas sociedades atuais desde a Revolução Francesa. Antes disso era bem diferente! Cadê a honra, a religiosidade, a tradição? Isso, além de belas batalhas, é o que eu espero de um filme medieval, porra!

Anônimo disse...

Veja Rapa Nui também!

Jack disse...

@neobat29 se você leu o post inteiro, viu que coloquei o Robin Hood no TOP 5 por falta de opção. É bem executado e quanto ao contexto histórico, pelo menos respeitaram (em parte) a morte do Rei Ricardo.

Gustavo N Rocha Dias disse...

Valhalla Rising, http://www.imdb.com/title/tt0862467/ , eu achei muito bom, apesar de estar mal colocado no IMDB é demais.

Nando disse...

Eu incluiria Conquista Sangrenta, do Paul Verhoeven. de 1985. Filme medieval mesmo.
link imdb

joao disse...

obrigado pela dica, ironclad é muito bom

Rogério Both disse...

Sobre o discurso de Braveheart para motivar as tropas:
https://vimeo.com/4236914

Abraços.

Felipe disse...

Abaixo eu vejo meu pai.
Abaixo eu vejo minha mãe,
minhas irmãs e irmãos.
Abaixo eu vejo a linhagem
de meus antepassados,
desde o principio.
Abaixo me chamam.
Me convidam a tomar meu lugar junto a eles em Valhala,
Onde os valentes
podem viver para sempre.

13º guerreiro é foda

 
Clicky Web Analytics