terça-feira, 20 de março de 2012

Mundo Zumbi (Contem alguns spoilers de TWD)

Ontem assisti o season finale de "The Walking Dead" e não resisti. Depois de um longo e tenebroso inverno (ê frase feita), resolvi postar alguma coisa no Blog.


Como diriam os Nerds, "minha cabeça explodiu". Isso porque eu nunca li a HQ e não sabia que rolava uma penitenciária. A última cena mostra o que provavelmente será a locação da terceira temporada e isso foi diretamente de encontro ao que eu falei (twittei) dias antes.

Eu arquitetei um plano de sobrevivência para o caso de um holocausto zumbi e vou expôr para vocês alguns detalhes enquanto o pessoal do Jovem Nerd não lança o guia definitivo de sobrevivência contra zumbis - Protocolo Blue Hand: Zumbis (estou aguardando ansiosamente).

1. Unir para fortalecer: Quando vi o episódio "Triggerfinger" (S02E09), onde Rick e cia encontram outros vivos na cidade, pensei logo que eles estavam indo para a direção errada. Por mais que haja uma grande probabilidade de existirem conflitos internos, o caminho mais indicado é o de aglutinar um número cada vez maior de vivos. Ainda mais vivos com armas automáticas. Rick matou os outros vivos quando deveria ter se juntado a eles. Na minha concepção de salvação, montar um exército forte e bem armado é um dos pontos fundamentais.

2. Um local seguro: . A Fazenda de Hershel nunca me pareceu um local seguro. Por que diabos aquela galera acreditou que uma cerca de madeira e um punhado de arame farpado fosse barreira para uma horda de zumbis? Desde o início eu disse que eles precisavam construir uma fortaleza inexpugnável. Eu pensei (e até twittei) sobre uma cidade fortificada isolada dos zumbis. Me parece agora que o Robert Kirkman foi mais ligeiro, pois na HQ essa cidade já existe e na verdade é uma penitenciária! Perfeito!!! Já está tudo lá. Sistemas de segurança, armas, veículos, etc. Me lembrei de algum dos livros do André Vianco, em que os personagens moravam em cidades fortificadas impenetráveis para os vampiros.

3. Esqueça a Democracia - Achei também que o Rick demorou muito para dar uma de macho e avisar ao grupo que aquilo ali não é uma democracia. Nem em contos de fadas existe democracia (sempre é monarquia). É fato que a maioria das pessoas não tem capacidade de tomar decisões acertadas nem em situações simples, quanto mais em momentos de tensão absoluta. Naquele grupo que sobrou no final da última temporada, o Rick é o mais capacitado. Mas se ele tem esperança de sobreviver mais um pouco, vai ter que se comportar mais como Shane do que como Rick.
Não há lugar para "Nice Guys" aqui!

4. Nem compaixão, nem apego: Numa circunstância de apocalipse zumbi, essas palavras não existem. Eu sou completamente contra o aborto (é uma opinião minha), mas uma mulher grávida num mundo desses é uma ameaça à sobrevivência do grupo. E outra, nunca, em hipótese nenhuma, volte para buscar alguém. A não ser que você esteja querendo se matar. As chances dessa pessoa estar viva é inversamente proporcional às chances de você sobreviver ao resgate. Ou seja, é bem provável que tanto você quanto a pessoa morram.

5. Nunca ficar confortável: Tanto na ficção, como na vida real, é quando baixamos a guarda que o pior acontece. Não pense você que os zumbis não sofrerão mutações. Já vimos zumbis corredores em A Madrugada dos Mortos (Dawn Of The Dead: 2004 - Zack Snider) e isso é só o começo. Tem filme que as zumbis fazem até streep-tease. Por isso, as defesas devem sempre estar se modernizando para uma eventual surpresa.

Esses eram princípios básicos que eu tinha em mente para uma tentativa de final feliz. Mas uma coisa me pegou desprevenido: o segredo que Rick guardou para si desde que saíram de Atlanta. TODOS ESTÃO CONTAMINADOS.
Bom, se todo mundo está contaminado e basta morrer para ressurgir como zumbi, nada do que você e seu grupo fizerem garantirá a segurança. Imaginem que um cara em perfeito estado está em seu quarto na cidadela fortificada e tem um ataque cardíaco. Você pode sanar a situação uma, duas ou até três vezes, mas uma hora vai dar merda. Pode ter certeza!

Isso me fez lembrar de outra coisa. Pensei em um filme de zumbi que tenha um "final feliz" e só me lembrei de um: A Volta dos Mortos Vivos (The Return of the Living Dead: 1985 - Dan O'Bannon), onde no final o exército joga uma bomba atômica na cidade e extermina todos os zumbis. Porém, não obstante, todavia, o meu camarada Cavalcanti me abriu os olhos para um fato que, do alto dos meus 9 anos, não pude enxergar. O que acontece quando se joga uma bomba atômica? Bingo para quem disse Chuva Negra. Caralhas, se é justamente com a chuva gerada pela cremação dos zumbis que o cemitério é contaminado, porra, esse é o final mais fuderoso para a humanidade.


Beleza, agora que já falei (escrevi) um monte de abobrinha sobre zumbis, sintam-se a vontade para dar sugestões de como se proteger do holocausto zumbi!

7 comentários:

Fábio de Mello Torquato disse...

Oi Tucano!
Gostei do seu post, minha cabeça também explodiu no final da temporada, nem tanto quanto eu gostaria que tivesse explodido, mas foi legal!

Se você não fala eu nem iria perceber que aquilo no final era uma prisão... HAEHuhUuhea

Mas e o que dizer daquela mulher "ninja" que apareceu com uma espada e 2 zumbis na coleira? Eu fiquei sabendo que ela aparece na HQ, mas será que ela vai ficar fazendo show off estilo Power Rangers com aquela espada? Se fizer vai ser uma merda foda!!

E quanto ao final feliz em histórias com zumbi, eu também desconheço alguma assim... No final, tudo acaba em bomba na cidade!

Fábio de Mello Torquato disse...

Oi Tucano!
Gostei do seu post, minha cabeça também explodiu no final da temporada, nem tanto quanto eu gostaria que tivesse explodido, mas foi legal!

Se você não fala eu nem iria perceber que aquilo no final era uma prisão... HAEHuhUuhea

Mas e o que dizer daquela mulher "ninja" que apareceu com uma espada e 2 zumbis na coleira? Eu fiquei sabendo que ela aparece na HQ, mas será que ela vai ficar fazendo show off estilo Power Rangers com aquela espada? Se fizer vai ser uma merda foda!!

E quanto ao final feliz em histórias com zumbi, eu também desconheço alguma assim... No final, tudo acaba em bomba na cidade!

Samuel Ribeiro disse...

Você não falou abobrinhas, o texto está legal. Pena você não escrever com tanta frequência. Mas quem sou eu pra criticar, pois há semanas não escrevo nada.

Tecnologia disse...

Concordo com a parte da não democracia, mas Rick sempre foi contra o comportamento de Shane, mas o próprio grupo sobrecarregou Rick fim média, perguntas e preocupações, o que acabou transformando Rick no que ele mais odiava. E inq das mortificações foi perder a humanidade.

rox605 disse...

Como pode esquecer da coisa mais obvia a se fazer em uma situação dessas?
Encontrar e proteger BLUEHAND!!

Fábio de Mello Torquato disse...

A galera pressionou demais o Rick. Como ele disse no final, ele estava fazendo aquilo de graça, ninguém mais quis ser o líder e ele não está lá porque quer (acho que foi isso).
Mas foi legal que todo mundo vivia dando palpite do que fazer, do que era certo, quando ele abriu o verbo e falou pra galera seguir o seu rumo, todo mundo ficou quietinho!!

Leo disse...

The Walking Dead comment:

Realmente uma penitenciaria é uma ótima fortaleza, entretanto será que sou o único a achar que a melhor das fortalezas é a mais magnifica das prisões? OO' O que acontece se os mortos entrarem pela porta da frente? Oo'

Adoro filmes do gênero, principalmente os "Trash".

;D

 
Clicky Web Analytics