domingo, 8 de março de 2009

O Clone vs Caminho para as Indias

A teledramaturgia nacional já não é a mesma coisa! Foi-se o tempo onde tinhamos personagens de profundidade como Tião Galinha, de Renascer e Sasá Mutema, de O Salvador da Pátria. O que vemos hoje, nada mais é do que um mesmo enredo demente repaginado.


A "nova" novela das 20h (21h na verdade) é uma refilmagem de outra peça televisiva veiculada anos atrás e escrita pela mesma autora.

Vejam só as semelhanças:

1. Em o Clone, a novela se amparava com uma cultura diferente, com hábitos e cultos baseados em uma religião oriental: o islamismo. Em Caminho para as Índias a novela se ampara com uma cultura diferente, com hábitos e cultos baseados em uma religião oriental: o hinduísmo.

2. Em o Clone, o protagonista se apaixona por uma mulher prometida pela família para outro homem. Em Caminho para as Índias, o protagonista se apaixona por uma mulher prometida pela família para outro homem.

3. Em o Clone, a protagonista casa grávida, gerando uma polêmica sobre a criança vindoura. Em Caminho para as Índias, a protagonista casa grávida, gerando uma polêmica sobre a criança vindoura.

4. Em o Clone, a direção de arte explorava os véus nas cenas de amor entre o casal protagonista. Em Caminho para as Índias, a direção de arte explora os véus nas cenas de amor entre o casal protagonista.

5. Em o Clone, os personagens falavam palavras na língua nativa e explicavam ela logo depois em português. Ex.: Inxalá, se deus quiser. Em Caminho para as Índias, os personagens falam palavras na língua nativa e explicam ela logo depois em português. Ex.: Eu sou um Dalet, um imortal!

6. Em o Clone, Stênio Garcia fazia o papel de Ali, uma espécie de ancião detentor da sabedoria. Em Caminho para as Índias, Lima Duarte faz o papel de Ali, uma espécie de ancião detentor da sabedoria.


7. Em O Clone, a autora Glória Perez introduziu temas polêmicos de cunho social na trama, com personagens envolvidos com Drogas (Mel) e com o álcool (Lobato). Em Caminho para as Índias a autora Glória Perez introduziu temas polêmicos de cunho social na trama, com personagens envolvidos com vandalismo (Zeca) e Preconceito em função de doença (Melissa e Tarso).


Até a semelhança física dos personagens parece não ser mera coincidência. Isso é só um aperitivo. Se fossemos dissecar as novelas Explode Coração e América, o papo ia ficar melhor ainda:

- Explode Coração: cultura cigana, crianças desaparecidas, casamento arranjado e amor impossível.
- América: cultura americana, homossexualismo e deficiência visual e casamento arranjado.

PS.: Na minha opinião, só faltou um cientista louco indiano na trama para fazer par com o Dr Albieri, de O Clone. A autora poderia aproveitar que a série Heroes está indo para o saco e contratar o cara que faz o papel de Mohinder para ser o tal cientista da trama.

12 comentários:

Bruno Vox disse...

É tudo a mesma bosta, só querem saber de audiência.
.
A enorme maioria dos que assistem novela são medianos. E isso dá certo com eles.
.
Podem falar mal dos EUA, mas em temos de entretenimento não há como superá-los.

matandoideias disse...

Muito bom, ri muito.

Ricardo disse...

isso se chama "fórmula"....rss

Arlen Nascimento disse...

O Lobato é um personagem inesquecível pra mim. Sério mesmo. Ele citava uns trechos de Fernando Pessoa e ficava divagando. Desde de o Lobato, me arrisco a dizer que o Osmar Prado não fez um papel tão bom quanto.
E nada a ver o Stênio Garcia não ser estrangeiro nessa novela :D

Kaike de Sousa disse...

Essa novela da India criou uma ótima piada:

"Irei soltar um Barruã, aquele que é um intocavel."

HA HA, que bosta. *o*


Ótimo post.

BIN disse...

Cara, faltou o dalsin...

Fran disse...

Oi,
Olha, totalmente válida a comparação. Não precisa muita atenção pra ver que todas as novelas de determinado autor da Globo são todas iguais. Veja as Helenas do cara aquele que eu não lembro o nome.

Eu não sou fã de novela, mas, como faço dança do ventre desde os 13 anos, acompanhei O Clone. Até onde eu lembro, a personagem principal não casou grávida. Ela se descobriu grávida quando estava prestes a conseguir o desejado divórcio e ir embora com o seu par. Então, ela teve que ficar com o pai da criança (por algum costume obscuro explicado pelo Ali) =P

=*
Fran

Anônimo disse...

jade naum se casou grávidaaaaaaaa,e o filho naum era do LUCAS era mesmo do SAID e ela demorou uns 7 anos pra engravidar!naum tem como comparar!caminho das indias eh horrivel!

Anônimo disse...

nossa...parece sim! soh uma diferença gritante eh q O Clone era trocentas vezes melhor!

Anônimo disse...

eu gosto de caminho das indias e tambeim gosteva do clone se caminho das indias è mais legal è uma coisa nova e è cheio de mistero eu gosto dA parte do brasil onde teim o misterio da ivonne!! que legal eu gosto das duas e nao teim como comparar pq as dus novelas sao legal bjs pra todos

BrunoEzequiel disse...

Caminho Das Índias and O Clone are excellent telenovelas. Lima Duarte is Shankar, not Ali.

Anônimo disse...

Esistem algumas semelhanças mesmo,mais as duas novelas são otimas,particulamente eu acho que não so eu mais todo mundo prefere O Clone que realmente é Trocentos milhões de anos luz melhor e mais emocionante.
Meu nome é Eduard mais apesar do nome sou Brasileiro!!!

 
Clicky Web Analytics