segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Liberdade de Expressão x Preconceito

Eu li um livro que diz que o cara quando é ateu sofre mais preconceito do que homossexual, transformista, alcoolatra, etc...

Esse tipo de preconceito pode ser visto na Itália esses dias. A UAAR, União de Ateus e Agnósticos Racionalistas, resolveu fazer uma campanha publicitária e estampar nos ônibus as seguintes frases:

Má notícia: Deus não existe.

Boa notícia: Vcê não precisa dele.

A propaganda foi proibida! O motivo foi que as frases foram consideradas provocatórias e não se enquadravam no código de ética da propaganda italiana.

Enfim, você pode acreditar em um deus furioso que manda matar os povos vizinhos, pode acreditar em um deus que exclui pessoas pelo seu nascimento em um ou outro lugar, mas não pode acreditar que deus pode não existir.

O preconceito é mais forte que a liberdade de expressão!

8 comentários:

Bruno Vox disse...

Mas a religião é instrumento de controle da sociedade, imagine a religião em Roma for contestada, acaba o controle mundial da ICAR.

Da mesma forma que eu faço propaganda da minha religião, eu tenho que respeitar a propaganda da religião dos outros ou a falta de fé propagada por outros.

Isso é o principio da democracia, o respeito vem primeiro do que eu acho o que é certo.

Anônimo disse...

Boa notícia: Deus existe.

Má notícia: Ele NÃO precisa de VOCÊ

Insane in the mainframe disse...

A "tolerância" dos religiosos é uma coisa bela.

Manji disse...

Eu diria que isso tudo é uma grande pena. Mas aqui no Brasil, vez ou outra ainda consigo dar risadas, para não chorar, com o suposto 'estado laico'. Como afirmar isso, se mesmo em detalhes como o papel moeda, traz escrito "Deus seja louvado"? Ou mesmo o sistema de ensino baseado em todo o sistema de ensino técnico Jesuita?
Pois é, prefiro rir mesmo.

Cachorrão disse...

Liberdade de expressão já!

Controle social mais estranho este... você pode beber até se matar, dizer a todos que gosta de pessoas do mesmo sexo que o seu, até mudar de sexo...tsi.

Agora tentar desvendar a razão do porque estamos aqui, descobrir e explicar cada vez melhor o universo em que vivemos. Isto não pode ser aprovado.

O que pensam as "grandes mentes" sobre isso?

Cachorrão disse...

Não acredito que seja preconceito.

É medo e irresponsabilidade juntos.

Noise disse...

Se o sujeito é viado, o pai ignora, a mãe solidariza e a sociedade escarneia;

Se é alcoólatra, a mãe ignora, o pai solidariza e a sociedade execra;

Os ateus, de modo geral, têm de suportar a imcompreensão, ignorância e o escárnio de todo mundo.

Até serial killers gozam de maior tolerância, desde que admitam ter recebido "instruções divinas".

Lucas Lira disse...

Opa, fazia tempo que não entrava aqui. Acho que é relevante ao tema uma foto que eu tirei aqui onde moro (Glasgow-Escócia). Veja que genial: http://lh6.ggpht.com/_nVmFdf8S1hs/SW0QIx0pkGI/AAAAAAAABcc/T1q-2_V9WWA/s640/DSC_00065.jpg

Abraços e continue com o excelente blog!

 
Clicky Web Analytics