segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Jornalistas: Nobres abutres atrás de carniça...


Eu não ia falar sobre essa palhaçada de "Caso Santo André", porque isso é algo que acontece todos os dias no mundo inteiro e só toma essas proporções de mega evento, devido ao destaque dado pela mídia.
Infelizmente não me contive e vou falar. Não sobre a ação da polícia, já que qualquer PM da Ronda Escolar entende mais de procedimentos de invasão do que eu. Vim aqui para falar da "imprensa", que mais uma vez deu sua magnífica contribuição à sociedade.

1. Sônia Abrão - O "repórter" Luis Guerra, da Rede TV! entrou em contato com o seqüestrador via telefone. Pelo Ibope vale tudo. Um cara sem nenhum preparo se intromete na negociação com o único e exclusivo objetivo de ganhar audiência. Cadeia nele por favor!

2. Ana Maria Braga - Ana Maria passou os quatro dias do seqüestro falando para a câmera como se estivesse conversando com o seqüestrador e dizendo: "se você quiser conversar o nosso telefone está aberto. Liga se você quiser falar conosco e nos ajudar com o Ibope." Hoje, ela criticou a polícia por ter deixado o telefone da casa aberta. Alguém pode deixar o Lindembergue 5 minutos numa sala com ela?

3. Coletiva - a entrevista coletiva com o comandante do GATE mais parecia um interrogatório a um criminoso. De repente o culpado não era mais o seqüestrador e sim a polícia. Ainda bem que o sujeito teve espírito para dizer: “Se tivéssemos matado o seqüestrador, vocês estariam aqui questionando o porque não tentamos negociar mais um pouco.”

4. Fantástico - Segundo a apresentadora Patrícia Poeta, “olha, um dos pontos cruciais dessa investigação é esclarecer como foram s momentos que antecederam a entrada dos policiais no apartamento. Se de fato houve ou não um tiro antes antes da invasão...” Pera aí, que investigação? O Fantástico está investigando o que? Eis que entra em cena, César Tralli! Tralli entrevistou um “especialista”. Um fotógrafo policial. Quase um criminologista do CSI. Sua segunda fonte foi o perito particular Ricardo Molina, que analisou a cena do crime, por foto!!!! Brilhante. Ahhh, estão investigando o culpado: o comandante do GATE! Deixa o menino jogando bola no campinho do bairro e matando uma ou duas adolescentes por mês. Prende a polícia toda, porra!

6. Fausto Silva" - “Aeeee garela, estou aqui com o pai da Naiara pelo telefone. Você não autorizou a entrada da sua filha de 15 anos em um apartamento onde um seqüestrador doente mental está com 2 armas apontadas para a cabeça da ex-namorada?” Cara, como eu queria que o pai respondesse: Sim, eu autorizei. Eu nem sei se a filha é minha, de modo que eu que mandei ela entrar lá!

7. Entrevistas com "especialistas" - nesse quesito, a entrevista hours-concours foi com o instrutor da SWAT que disse que a polícia tinha que invadir fazendo uma triangulação com 2 policiais de escada e um de rapel. A tah, como nos filmes? E esse foi apenas mais um dos arquitetos de projetos prontos que resolveram divulgar seus livros criticando as ações da polícia. Uns queriam que as negociações se prolongassem, outros que um atirador de elite matasse o seqüestrador, etc. É muito fácil tomar decisões. Principalmente depois que elas já foram tomadas!

8. Entrevista com os médicos - minha mãe me ensinou que se eu não tenho o que falar, que fique calado. Eu assisti as perguntas mais esdrúxulas da história feitas por repórteres à equipe médica. Ainda bem que os médicos estavam menos interessados em aparecer e mais em trabalhar, o que nos presenteou com pérolas como:
Médica: Ela entrou em coma irreversível.
Repórter: E o que isso significa? (tentando arrancar uma morte cerebral da boca da médica)
Médica: Significa que ela entrou em coma irreversível!

Vale lembrar que a imprensa só age desse jeito porque em um monte de filho da puta que fica assistindo a todo boletim como abutres vigiando a carcaça. Mas o pior de tudo é não conseguir se livrar dos malditos flashs diretos da cena do crime, do hospital, da delegacia, da china, da loja de bala, do campinho de futebol, agora estamos aqui com um amigo de infância do primo de segundo grau de Lindemberg! Vão para o inferno!

17 comentários:

Lucas Mota disse...

Eu também tenho um ódio mortal dessas coisas.
meu sonho é ser entrevistado ao vivo por algum motivo imbecil pra eu poder soltar um monte de merda ao vivo em horário inadequado.

Porão Virtual disse...

Cara, a foto da Sônia abrão me tiro da cadeira de tanto rir.
Muito bom seu texto.

Bruno Vox disse...

Eu, sinceramente não acompanhei o caso pela TV, só li algumas coisas veiculadas na internet. Eu me cansei da imprensa no caso da menina jogada pelo prédio, foi uma puta comercialização da tragédia, além da imprensa colocar no ocorrido um clamour indevido, pois como vc disse isso ocorre todos os dias milhares de vezes, essa coisa de ficar sugando “notícias” ou até mesmo inventando fatos de um drama é coisa de fdp.

Não vou falar mais, porque eu arrumei um fdp(desculpe um jornalista) amigo meu para revisar o meu conto. Ufa...

Abraço,

Janaina Micheluzzi disse...

nossa! ate que enfim alguem pensa como eu.
fiquei puta da cara.aquela cópia de fantastico que passa na rede record só falou disso! e mais de 10 vezes falaram "agora nos temos imagens exclusivas da camera da record"
o foda é que dai a tv aberta só passa isso, enquanto isso um prefeito que foi eleito e preso aqui no parana por que robou dinheiro publico é solto. a tv aberta nos remete á coisas que é de tirar do serio.

Anand disse...

Concordo 100% contigo. Se o cara quer jogar uma criança da janela, matar a namorada, ou whatever, a polícia taí pra resolver e ninguém tem nada com isso. No máximo uma nota para relembrar todo mundo que esse mundo é uma merda.

QUEIROZ -São Gonçalo-RJ disse...

Concordo com vc Tucano, estão criminalizando quem não deve e criando um mártir quem não merece. E mais, isso aí vai acabar virando filme do Bruno Barreto. O que duvida? Então lê isso aqui: http://g1.globo.com/Noticias/Cinema/0,,MUL805769-7086,00-BRUNO+BARRETO+COMPARA+CASO+DE+ELOA+COM+ONIBUS.html

Vagner "Zero" disse...

Nessa história de polícia perseguida, quando o repórter da Band ligou, hoje de manhã, para o delegado encarregado do caso sobre a morte de Arthur Sendas, a resposta foi:
"Prra, vai tomar no c*".

E essa história do Lindemberg é só a nova válvula de escape, depois que o caso da Isabela Nardoni ficou obsoleto, tinha que ter mais alguma coisa pra apagar a merd* fod* da crise econômica.

Agora Jack, eu sei que aqui não é o lugar certo pra comentar isso, mas lá vai: estou gostando bastande de Draconiano. Só te peço que quando for postar um capítulo, coloque também, no pdf, o número do capítulo. Algo do tipo
04-1-de-volta-para-casa.pdf e
06-locksun.pdf.
Isso ajuda e muito na hora de organizar a leitura dos capítulos perdidos e mesmo pra quem quer guardar a história toda.

Abraço!

caiofs disse...

Tucano, só quem sabe a forma que você fala, ouvindo os nerdcast's, conseguiu ver você falando tudo isso e foi perfeito... rs... meus parabéns cara... falou tudo...
Eu não fiquei sabendo muito sobre o caso pois não estou vendo tv nos ultimos tempos, não por ser moderninho e ficar falando "tv não presta e blablabla, sou cool e leio livros retro...", mas por estar trabalhando direto e só tendo tempo "livre" pra ler os RSS's... mas o pouco que acompanhei com reportagens nos jornais gratis que entregam nos semafaros aqui em sp... aquele metro e o destak... bom, parabens e abraços...

Anderson Lopes disse...

Não posso dizer concordo com você nem mesmo discordo de você, mas tenho que admitir que os fatos já chegaram ao ponto de sensacionalismo televisivo.
Acompanhei todos os dias a negociação e agora em qualquer canal só fala do que pôde ser feito ou deixado de ser feito. O Gate já realizou mais 100 chamadas e só houve duas mortes, incluindo a Eloah. É triste a perda de uma menina de 15 anos, mas parece que já não é o bastante, temos que ficar, como urubus sobre a carniça, comendo até o último pedaço póstumo.
Ontem, por causa do feriado, estive em casa e o programa da record com o Britto, Ana Hickiman etc ficaram a manhã inteira só falando sobre isso. Juro... Minha cabeça doeu de tanta volta que deram para falar do mesmo assunto.

Camila disse...

sabe o que é pior??? entrevista com psicólogos sobre o que leva uma pessoa apaixonada a fazer este tipo de loucura ou qual é o perfil psicológico do tal Lindenberg... por favor!!!!

ahhh ou aquelas matérias relembrando todos os c[arceres privados e os desfechos destes nos últimos anos...

Impossível vertv assim!!! prefiro ver a menina apresentadora "anã" do Silvio Santos.. Mayra, Maísa???

Anônimo disse...

Realmente este caso já deu muito o que comentar. Infelizmente não será a primeira nem a última vez que acontecerá um caso como esse ou até pior... Tem coisa pior do que o pai matar a própria filha? Dentre outras diversas berrações.
Não pensem vocês que a imprensa têm um pingo de consideração pela menina, família ou amigos... Eles apenas querem aumentar a meuda da audiência de seus programas fúteis.
Se ao menos obtvéssemos uma nota de repórteres criminalísticos, mas não... Temos uma porrada de notícias errônias de uma apresentadora de um porgrama de receitas, outra de moda... Me ajuda aih neh? O que elas sabem sobre negociação e essa merda toda?

É triste ver que se avança a tecnologia, mas ao em vez de aproveitarmos para resultados positivos, utilizam-se para futilidades como esta. EH UMA TREMENDA MERDA!

Fábio disse...

Por isso que eu não vejo mais TV aberta... Só de madrugada, quando só sobra filmes, seriados e propagandas de CD's

Anônimo disse...

Sinceramente, esse alvoroço todo tem muito público em quem não tem nada pra fazer. Fiquei sabendo que pessoas viajaram do Rio Grande do Sul para o enterro da garota que eles nunca viram na vida.
Realmente a polícia não tem culpa na situação. Mas já estava condenada desde o início.

Diego Kober disse...

Caralho... Sério que tu assistiu a tudo isso?
Ta com tempo livre, hein :P.
Cara, Brasil é essa merda mesmo. Não tem o que fazer. O povo ja vem com o gene da ignorância no dna. Só falta o meteoro vir, pra nos poupar do sofrimento vindouro.
Eu desisti da tv em prol da internet.

Jack disse...

Diego, eu tava falando isso com a minha mina ontem. Eu vi a mesma matéria 7 vezes no mesmo dia e parece até que eu vejo TV para caralho. Mas eu vejo pouca TV, já que não tenho tempo. Mas veja, em menos de 2 horas de TV eu tive os seguintes impactos:
Bom Dia São Paulo
Bom Dia Brasil
Jornal Hoje
Jornal Nacional
Jornal da Globo
Globo News 2 vezes

Mobius Zero disse...

Eh professor Jack ta foda esses jornais ae. Eh a mesma coisa todo o dia.

Chega a lembrar o caso Isabela do começo do ano. Eh esse tititi 24 hrs nem Jack Bauer aguenta isso.

Por isso q nesse país eh foda o povo esquecer e botar a bola pra frente pq os proprios veiculos de comunicação ficam falando disso o tempo todo enche mto a paciencia.

Flw Professor.
Abraço do Eric Augusto

LN disse...

Jack,
simplesmente sensacional.

Sem saber que vc tinha escrito, fiz hoje um ensaio mais curto. Mas é ipsis literis.

Abraços

 
Clicky Web Analytics