segunda-feira, 21 de julho de 2008

Quem é você para me criticar? (ATUALIZADO)

Na semana retrasada, o excelente programa CQC fez um teste em Brasília para saber se o povo é honesto e se tem moral para criticar a corrupção de seus representantes. O resultado foi o esperado (ao menos por mim). Teve policial pegando dinheiro de transeunte distraído e (pasmem!!!), cidadão roubando dinheiro de cego.

Quem não viu pode conferir no vídeo abaixo.

Baseado nisso, resolvi fazer um teste para saber se você tem moral para criticar Malufs, Lulas e afins... Responda sinceramente e some os pontos:

1. Você faz ligação pessoal pelo telefone do serviço?
Sim - 5 pontos
Não - 0 ponto

2. Você imprime trabalho da escola da sua filha, ou da sua faculdade na impressora do serviço?
Sim - 5 pontos
Não - 0 ponto

3. Você vai ao supermercado e a caixa cobra 12 cervejas, embora você esteja levando 18 latas. Você a alerta sobre o equívoco, ou fica calado?
Avisa - 0 ponto
Cala - 5 pontos

4. Você vai ao supermercado e a caixa te dá o troco errado. Você devolve ou embolsa?
Devolve - 0 ponto
Embolsa - 10 pontos

5. Você compra uma TV de LCD e manda entregar. Três dias depois eles entregam na sua casa. Mas, uma semana depois, entregam outra TV e pedem desculpas por demorarem tanto para entregar. Você fica com a TV, ou devolve?
Fica - 10 pontos
Devolve - 0 ponto

6. Você está voltando de uma festinha onde bebeu meia dúzia de cervejas. A polícia o para e você não passa no teste do bafômetro. O policial dá a entender que o libera se pagar 50 pratas. Você paga, ou assume o erro?
Paga - 10 pontos
Assume - 0 ponto

7. Domingo à tarde, você está indo no restaurante de sempre, onde o dono é seu amigo. O problema é que você saiu tarde de casa e o restaurante está com uma bela fila. Você usa de sua amizade para furar a fila, ou espera pacientemente?
Espera - 0 ponto
Fura - 10 pontos

8. Você tem um grande amigo que é dono de uma empreiteira ligada ao prefeito da cidade. Ele te chama para jantar fora e te leva no melhor (e mais caro) restaurante da cidade. No final, vem a conta e ele diz que não precisa pagar: é tudo por conta dele! Sabendo que a grana do teu amigo vem de maracutaias, você insiste em pagar a sua metade, ou relaxa?
Paga - 0 ponto
Relaxa - 15 pontos

9. Sua mãe está com crise renal e se revirando de dor. Chegando à Santa Casa de Misericórdia, percebe que a fila de atendimento está gigante. Você é amigo de infância do diretor do hospital. Você pede que ele interceda por você, ou aguarda a fila?
Espera - 0 ponto
Pede a interferência - 10 pontos

10. Você acha um bolo de dinheiro na rua, mas percebe que tem um cara bem arrumado procurando alguma coisa. Você pergunta o que ele perdeu e se for a grana devolve, ou faz que nem percebeu e fica com a grana?
Devolve - 0 ponto
Fica com a grana - 15 pontos

11. Você já comprou algum produto pirata, ou baixou musica, filme ou livro na internet sem pagar por isso (ou sem ter permissão)?
Sim - 15 pontos
Não - 0 ponto

Somem seus pontos postem nos comentários. Na quarta-feira eu publico o resultado.

21 comentários:

The Portal disse...

Er.. 30 pontos...

Gley disse...

Rá! Fiz 5 pontos, e sem mentir em nenhuma!

Mas sinceramente, acho que talvez valha 10, porque eu pontuei na pergunta 2; o problema é que eu trabalho em órgão público, então teoricamente tem mais gente sendo prejudicada pela minha ação.

O importante é que no final, marcar qualquer ponto que seja já é um passo pra trás.

Gley disse...

Podia ter uma questão sobre baixar músicas em MP3 sem pagar por elas (quando não gratuitas, logicamente).

Zequinha disse...

20 - não me orgulho, mas são situações que o instinto nos faz pensar em fazer o errado por bem proprio, foram nas peguntas 6 e 9...

Marcelo Moorfo disse...

Fiz 30 pontos. Será que com essa pontuação eu já posso me candidatar a Deputado Federal?

Gley disse...

Agora com o acréscimo da pergunta 11, minha pontuação sobe vertiginosamente para 20 pontos.

Mas comprar coisa pirata e baixar na internet deveriam ter pontuações diferentes. Nunca paguei por nada a quem não fosse de direito.

@Zequinha
E assim não são todas as situações? A questão é essa. Essa frase que você escreveu se aplica a praticamente todos os atos ditos "corruptos" praticados por todos os tais "políticos safados". :)

Vagner "Zero" disse...

20. Mas tinham algumas perguntas em que tomaria outra atitude. Como a 7, ao invés de esperar ou furar a fila, iria pra casa e tentaria outro dia.

Anônimo disse...

A maioria dessas questoes sao falhas:

1 - no meu trabalho eh VoIP e a empresa paga somente um fixo, nao interessa o trafego. Eh claro que eu uso. E mesmo se nao fosse, fazer ligacao pessoal no fone do servico significa que sou desonesto? Eu nao estou ligando pra china! Eu preciso de uma ligacao local e nao posso fazer? Isso eh mentalidade retrograda demais!

6 - A premissa jah eh por si soh um erro. Tem que comecar perguntando: voce bebe e depois dirige? Eu nao, entao nao tem como continuar na pergunta.

7/9 - Imagine que um amigo seu te indica para um emprego. Existem 10 outros candidatos, mas a empresa prefere voce porque voce foi indicado. Voce aceita? Nao eh 100% igual, mas o ponto eh que networking eh algo que existe e nao tem como mudar. Eu com certeza pegaria uma mesa na frente da fila. Eu sou cliente preferencial, vou lah sempre, tenho meus contatos, nao vejo nada de anti etico nisso. Eh como cartao de fidelidade pra ganhar descontos. O caso eh totalmente diferente se estamos tratando de uma concorrencia publica ou algo assim. A meu ver, o mundo privado nao deve ser ditado pelas regras que regem o mundo publico.

8 - De novo, a premissa estah errada. Se meu amigo estah envolvido em maracutaias: i) ele nao eh mais meu amigo e ii) eu nao vou jantar fora com ele.

11 - Sao duas perguntas, uma sobre produto pirata, outra sobre "midia" pirata. Eu nao acho anti etico comprar produto pirata. Se voce comprar um tenis nike fajuto, sabe muito bem que nao eh o nike de verdade, a qualidade vai ser inferior, etc. O problema eh seu. Se voce baixa midia na internet sem pagar, eh porque a midia estava disponivel. Note que eh bem diferente de "dinheiro dos outros", pois voce pode fazer milhares de copias sem custo. O problema eh que quem produz a midia ainda nao conseguiu entender que NAO TEM MAIS como ganhar dinheiro vendendo coisas cuja reproducao tem custo zero. Ou seja, tem-se que encontrar maneiras diferentes de ganhar dinheiro com a producao da midia (seja atraves de shows, doacoes ou qualquer outro jeito). Resumindo, nao acho desonesto baixar midia na internet.

Chapolesco disse...

25

Jack disse...

�, tem gente que se leva muito a s�rio mesmo. Tenho quase certeza de que esse babaca que comentou anonimamente � o tal do S.
Relaxa vacil�o, isso n�o � uma disserta�o de mestrado, n�o tem rigor cient�fico e voc� ainda nem viu o resultado.
E antes que me esque�a, vai tomar no meio do *!!!

Eduardo disse...

Não sou hipócrita... Fiz pontuação máxima...

Acabei de perceber que sou um belo dum filho da p***...

João Henrique - Tohru disse...

85 Pontos

1 e 2 - Eu não trabalho, mas certamente faria isso. +10
3 - Sim, eu me calaria. +5
4 - Embora eu geralmente avise, pode ser que um dia eu embolse. +10
5 - Com certeza eu ficaria com as duas TVs LCD. +10
6 - Melhor pagar cinqüentinha do que correr o risco de perder a carteira, embora eu ainda não tenha habilitação. +10
7 - Eu esperaria. +0
8 - Sinceramente, eu nem almoçaria com o cara em um restaurante desses. Isso se continuasse a ser amigo dele. +0
9 - Peço a interferência, é claro. Eu não vou deixar minha mãe sofrendo enquanto posso fazer algo para resolver isso. +10
10 - Um bolo de dinheiro é um bolo de dinheiro. Muito provavelmente eu pegaria, mas poderia acontecer de eu devolver. +15
11 - Já comprei produto pirata, sempre baixo música e filme (raramente baixo livros, mas já baixei). +15

J.R. disse...

Eu sou um belo filho da puta.
75 pontos.

Fred disse...

Eu não somei porque fiquei com vergonha. Eu só zerei na 4 e na 10, o resto foi ponto em todas.

Estou me sentindo uma criatura corrupta e desprezível...

Stack disse...

Damn....
50 Pontos...
SOu um maldto trouxa honesto e admito as desonestidades que cometo....
...mas não dou 50 pro guarda!

Gley disse...

As conclusões a que eu cheguei foram as seguintes:

Honestidade, como sempre é dito, é uma característica sem grau - ou é ou não é. Se você fez 10 ou 5 pontos, já não é.

Por outro lado, fazer muitos pontos é tirar vantagem da merda dos outros, o que se aplica sem problema dentro das leis de seleção natural, ou seja, quanto mais pontos, mais vantagens sobre os outros.

Meu auto-veredito é que com meus reles 20 pontos além de não ser honesto ainda sou um puta de um otário.

O Questão disse...

70

Baylor D. ( a.k.a. João Gilberto ) disse...

sem hipocrisia

60 pontos....não dou dinheiro para guarda...

será que posso ter desconto de 10 pontos por que trabalho apra governo estrangeiro ahhahaha ai não tem problema fazer as ligações e imprimir né? ( AVISO DE SARCASMO )( é uma brincadeira )

sociophobia disse...

Bom... Eu estou com preguiça de fazer essa soma, mas marquei alguns pontos.

Mas a certeza é que com a questão dos piratas no questionário, dificilmente alguém terá menos que 15 pontos.

Ricardo Quira disse...

Eu nem fiz o teste porque sei que o meu caráter depende do meu humor.

Fenyang disse...

50 pontos, na dúvida marquei como se eu faria.

 
Clicky Web Analytics