terça-feira, 1 de abril de 2008

A pequena orgia de Max Mosley.

Para início de postagem, quero dizer que sou fanático por F1, não concordo com a direção do Velho Mosley na FIA, mas acho que isso vai muito mais além.


Max Mosley é o presidente da FIA (Federação Internacional de Automobilismo). O que ele faz a frente da instituição é duvidavel, questionável e criticável. O que ele faz na esfera privada, na minha opinião, diz respeito somente a ele.

Ontem o tablóide britânico The News of the World publicou fotos do velho Mosley em uma orgia com 5 prostitutas vestidas de presidiarias e, segundo a publicação, no vídeo disponibilizado no You Tube, a festinha tinha cunho nazista. A acusação ganhou peso pelo histórico da família de Mosley. O pai dele era amigo íntimo de Hitler e era militante do fascismo inglês.

Indo direto ao ponto: todo mundo deu pitaco na orgia do velho e o condenaram em blogs, jornais e discussões de butequim. Para mim fica claro que o maior crime não foi cometido por ele. Quem cometeu o crime é quem afanou, publicou, postou e tornou público algo que diz respeito somente a ele.

Isso não é apologia ao nazismo, já que não teve intenção de tornar a festinha pública (estaria fazendo apologia a quem? às prostitutas?).

O tal tablóide inglês invadiu a privacidade de um cidadão que, até provem contrário, nunca fez nada de mal para ninguém. Existe aí uma inversão total de valores. Ele pode ser um hipócrita, pode ser simpatizante do nazismo (é direito dele, desde que suas idéias não se transformem em qualquer tipo de ação danosa a outrem e desde que ele não faça apologia a essa ideologia). Já o jornal, pode ter acabado com a vida de um homem.

Houve quem dissesse (inclusive o blogueiro Mike VLCEK) que ele teria que renunciar, que o piloto Robert Kubica poderia até se enfurecer com razão pelo fato de ser polonês e o Mosley não teria como se defender. Agora eu pergunto ao caro leitor: Se alguém se vestir de George Bush na própria casa e fizer uma orgia dando tapinhas em prostitutas vestidas de gueixas, ninguém vai falar que o cara é um criminoso (só doente). No entanto, os Estados Unidos mataram centenas de milhares de japoneses em apenas dois dias com as bombas nucleares. Como ficariam Takuma Sato e Nakajima se fosse esse o conteúdo do vídeo? Aposto que dariam risada de um velho babão se divertindo.

Percebam que existem aí duas medidas e dois pesos quando se fala dessa ou daquela ideologia. Há até quem diga que a morte de um povo é mais sofrida do que a de outro (acho que vocês podem imaginar qual dor é mais "forte"). Nesse caso - do nazismo -, o assunto se torna tão delicado a ponto de transformarmos a vítima (que teve sua privacidade invadida) em criminoso. Atentem para o significado da palavra apologia! Vejam se o velho é um militante fascista e se ele prega ou incita atos de violência.

Se provarem que ele fez algo mais do que uma festinha inofensiva para seu próprio deleite, eu serei o primeiro a dar o braço a torcer e condena-lo. Enquanto ele for condenado por se divertir sem fazer mal a ninguém, eu me solidarizo a ele, mesmo não concordando com suas ideologias e nem tão pouco com sua direção na FIA.

13 comentários:

André disse...

Put* merd*! Até que enfim alguém pra criticar o ato realmente criminoso dessa situação!

Eu já tava ficando sem paciencia com o monte de comentário de gente criticando a vida privada do homem!

Gley disse...

Concordo plenamente. Não agüento mais essa insistência das pessoas em invadir a privacidade de pessoas públicas e achar que não têm problema.

Também não agüento mais o desequilíbrio que existe quando se toca em assuntos ditos "delicados", como o nazismo. É só lembrar dos parlamentares de Israel que se revoltaram porque a chanceler da Alemanha ia discursar em sua própria língua. Ridículo ouvir de um parlamentar israelense a declaração de que "não consigo ficar tranqüilo ouvindo a língua daqueles que mataram minha família". Porra! Será que até hoje todo alemão é nazista? Quantos judeus a Angela Merkel matou? Ah, waissfüder!

Fred disse...

Fernando, ao comparar Bush e o nazismo (semelhantes em muitos casos) você esqueceu de uma detalhe importante sobre a humanidade: quem vence a guerra escreve a história.
E concordo com você, o que acontece entre quatro paredes só diz respeito a quem estava dentro.

Marcelo Salgado disse...

Concordo contigo, Tucano. Mas tem que apurar uma coisa: a orgia foi paga com recursos próprios ou da entidade (FIA)?
Por aqui tem muita orgia sendo paga com verba de gabinete ou com o internacionalmente conhecido "cartão corporativo"...

Jack disse...

Marcelo, concordo contigo nisso. O citado jornalista, Mike Vlsek, comparou o fato à renúncia do governador de NY. Teria ligação se ele (Max) tivesse usado o dinheiro da entidade, como fez o governador. Se usou, fora do cargo já! Mas isso nem foi levantado, pois o velho é cheio de grana!

delki8 disse...

Sim cara, mas essa é a função dos tablóides, pegarem a vida pessoal de pessoas importantes e colocar a público. Acho que isso está errado e concordo com seu ponto de vista, também acho que a posição das demais personalidades do meio em relação ao fato também não está correta(sobre eles acharem que ele deve renunciar e outras coisas do gênero). Mas em todo caso, estão todos fazendo sua parte social, ele faz a bagunça, paparazzi ficam na cola e as demais pessoas influentes dizem a coisa que aparentemente agrada mais.

Jack disse...

Delki 8, segundo seu ponto de vista, os ladrões, assasinos e estupradores também estão apenas fazendo seu papel social! Correto? Por exemplo, a menina usa uma mini-saia, um tarado doente se excita e a estupra, o policial prende, e assim por diante. Curioso, esse ponto de vista, mas é válido... Particularmente, eu podaria essas etapas da sociedade.

João Gilberto disse...

só direi uma coisa...

brilhante....

é o que venho pensando desde do início....é complicado como as pessoas gostamd e apontar pros outros e tal...

o cara fez com prostitutas algo dentro da casa dele e nego cai em cima...

quem nunca viu uma aluninha de pedro II gostosa tipo 3 ano...com sainha minuscula e não pensou ´putz que gostosa...nem por isso somos tarados pedófilos...

e o mais importante...os EUA mataram em duas tacadas uma quantidade absurda de japoneses....e só hiotler foi o covarde e homicida.

é foda

Clarissa Cavalcanti disse...

Nos tempos de hoje a noção de público e privado nunca estiveram tão confusas.Com câmeras digitais, celulares e iphones etc a qq hora vc pode ser flagrado num momento privado e quando vê já está no mundo. E claro todos criticam, viram santos, moralistas e sem pecados.
Concordo plenamente com vc. Se o velho é tarado ou viciado em sexo o problema é dele, não nosso.Até onde eu sei todas que participaram da orgia não foram forçadas, não havia crianças, não foi usado dinheiro público ou da FIA e o cara não era nenhum moralista que defendia matar todos os praticantes de orgia. Quanto ao fato do velho se vestir de nazista obviamente é doentio, mas desde que ele não saia matando judeus ou turcos por ai, o problema é dele. A verdade é que se não tomarmos cuidado a era do Big Brother (não o programa de Tv), claro), vai chegar logo. Ou já chegou?

Vinicius disse...

Entendo seu ponto de vista, e concordo. Mas não sei até que ponto a imagem da FIA, fica comprometida. Acho criminosa a invasão da vida privada de qualquer um, porém aqueles que representam empresas e entidades, tem ganhos e responsabilidades que extrapolam o seu dia a dia no escritório.
Abs,
Vinicius

Jack disse...

Vini, eu concordo que a situação mancha a imagem da FIA. O problema é que se ele realmente renunciar, vai estar dando moral para a imprensa marrom e criminosa.

Vinicius disse...

Sim... mas e se a FIA resolve demitir ele. Estaria fazendo errado?
Essa resposta tb não sei te dar, pq acho que esse escândalo não influi na venda do produto deles.
Mas e se fosse o presidente de alguma empresa de bem de consumo.
Eu sempre fico dividido nessa situação do que deve ser divulgado, e que ação deve ser tomada. Por sorte não sou jornalista, mas se há paparazzos, há quem lê e há quem os alimente tb.

Jack disse...

A FIA não demite presidente. É tipo a FIFA. Por mandato. E, é lógico que tem sempre um milhão de fdp querendo ver a vida dos outros. Do contrário, BBB não dava tanto ibope. Coo eu sempre digo: Seres Humanos estúpidos!

 
Clicky Web Analytics